domingo, 31 de outubro de 2010

As séries de games de terror mais famosas e importantes e as suas trajetórias

No post de hoje falo das séries de games mais conhecidas e famosas no universo dos games e suas trajetórias...

Jogos de terror podem ser a alegria, diversão e adoração de alguns, mas para outros eles só querem causar aquela tensão insuportável e dispensável. No entanto, a demanda por eles é alta e diversas séries e companhias especializadas nesse gênero já se consagraram no ramo.
Ju-On: the grudge é um jogo de arrepiar os cabelos,
mas apresenta inúmeras flahas
O Japão é um dos maiores centros de eletrônicos do mundo e onde a “Indústria do terror” faz um imenso sucesso. Muitos games de terror lançados no Japão, nem chegam por aqui, pois muitas vezes apresentam um apelo à cultura japonesa (mitos e crenças da região) e seguem uma direção que é comum aos diretores japoneses, que é aquele tipo de jogo em que pegadas de sangue aparecem em sua direção, portas batem, janelas quebram, fantasmas (principalmente de mulheres) aparecem para assustar o jogador. Isto é típico do jogo Fatal Frame IV (Wii), que foi lançado, somente, na terra do sol nascente e não parece ter nenhuma chance de vir para o Ocidente.
Duas das séries que influenciaram imensamente o setor são Resident Evil e Silent Hill. A primeira, foi criada por Shinji Mikami e comercializada pela Capcom. Foi no PlaystationOne que ela começou a fazer sucesso e dai por diante foram raros os jogos em que ela pecou. O estilo dos primeiros jogos em 3ª pessoa e uma câmera automática distante do personagem fizeram com que ela fosse bastante elogiada, pois segundo os jogadores era uma forma que focava no terror. Houve jogos, os spin offs, em que o mecanismo mudou completamente, sendo em 1ª pessoa, mas isto não agradou os fãs da série. O que fez a franquia voltar ao estilo original.
Resident Evil 2
Cena de Resident Evil 2 para Ps1, jogo de grande sucesso no console

Resident Evil 4
Resident Evil 4 é um dos melhores jogos do Ps2 e do Gamecube

No entanto, na geração passada, época em que a Capcom mantinha uma política de preferência com a Nintendo, foi lançado Resident Evil 4 (lançado originalmente para  Gamecube, mas tarde sendo comercializado para PS2 e Wii), jogo que mudou completamente o estilo da série. A câmera ficava logo atrás do personagem e o mecanismo de mira mudou completamente. Contudo essa mudança foi duramente criticada por alguns fãs, pois dava mais foco a ação do que ao terror. Como todo jogo de imenso sucesso, há sempre aqueles jogos que tentam imitar a fórmula premiada, alguns deles são Cold Fear (PS2) e Dead Space (xbox 360 e PS3).



Resident Evil 5 tenta continuar o sucesso de seu antecessor


Na geração atual, Resident Evil 5 foi lançado com as mesmas características de seu antecessor, fazendo igualmente grande sucesso. A Capcom também tentou resgatar o estilo On Rail, lançando Resident Evil Umbrella Chronicles e a sua continuação o Dark Chronicles (os dois para Wii)  e conseguiu agradar uma boa parte de seu público, tendo boas vendas no Japão.

  A série Resident Evil fez tanto sucesso, que originou a criação de filmes baseados no enredo e também no universo criado pelos games, já estrelando o quarto filme.
Resident Evil: Extinction
Para quem quer conhecer melhor a história da série e dos seus mais de 15 jogos que a compõe recomendo o site REVIL. Além disso, quem quiser saber mais sobre o Resident Evil 1.5 (como ficou conhecido) e o motivo dele ter sido cancelado com 60% de produção, recomendo o site Resident Evil Br.
Já a série Silent Hill, começou no PlaystationOne, mas teve grande destaque na geração passada, com três games lançados nesta época. Fez grande sucesso no Playstation 2, console que tinha o maior apoio das Thirds, também pela série ser famosa no Japão e o console ser o mais vendido por lá. No total a série possui 8 jogos, que têm grandes semelhanças com os primeiros games da série Resident Evil, em que a câmera é automática e distante do personagem. No entanto, o foco de Silent Hill é totalmente diferente, pois ele visa um terror mais psicológico, com monstros mais horrendos e fora do normal, e não apenas zumbis como em RE.
Os mais aclamados são o Silent Hill 2 e 3, que possuem histórias muito bem elaboradas, que incitam o jogador a se aprofundar na trama, eles envolvem o suspense de uma maneira excelente. Uma das características de Silent Hill é que seus games possuem mais de uma possibilidade de progressão durante a história. Normalmente, são quatro versões de enredos, muito bem elaborados.

Na geração atual a qualidade dos games lançados caiu um pouco, Silent Hill Homecoming (Ps3 e Xbox 360) foi uma decepção para os fãs, que criticaram severamente o jogo. Já Silent Hill Shattered Memories (Ps2 e Wii) é um excelente game, sendo um remake do primeiro jogo da série para PS1, mas com diversas mudanças em sua trama e no foco, aparentando ser um novo game. Na E3 deste ano, o oitavo game da série foi anunciado para PS3 e Xbox 360 e propõe mais uma vez uma maneira diferente de mexer com o psicológico do jogador.
Shattered Memories é um ótimo jogo da série Silent Hill


Para quem quiser conhecer a história de Silent Hill recomendo esse blog the Mutt Place, e também esses dois sites translated Memories e Silenthill Chronicle que nos dá acesso online ao livro Lost Memories da Konami, que fala sobre os enredos e mistérios dos games da série.
Outra série famosa é Fatal Frame, que começou na geração passada. Mas, o jogo que, realmente, fez sucesso foi o terceiro, exclusivo para Playstation 2, console que teve uma forte presença de games de terror exclusivos para ele, como Cold Fear, The Thing, the Suffering, entre outros. Fatal Frame 4 foi o último jogo lançado e exclusivo para Wii, que pode receber o quinto jogo da série.
A proposta de Fatal Frame é bem diferente dos diversos survival horror que existem por aí, pois possui um apelo fortíssimo à cultura japonesa, além de que o jogador normalmente usa uma máquina fotográfica para capturar os fantasmas que o incomodam, o que é algo que cativa e é um diferencial dentre os outros jogos de terror.
Imagem rirada do site IGN
Fatal Frame 3 é um excelente jogo que explora mitos e crenças de uma família


Faço uma menção honrosa a Alone in Dark, House of Dead e Dead Rising; séries famosas e que revolucionaram, cada uma, em suas propostas. Além de que Dead Rising está em plena ascensão com uma continuação para ser lançada.
Cold Fear
Cold Fear, jogo que copia a mecânica de Resident Evil 4


2 comentários:

  1. Correção: Resident Evil 4 que é uma tremenda imitação de Cold Fear, que saiu antes de RE4.

    ResponderExcluir
  2. Cold Fear saiu antes de Resident Evil 4 no Playstation 2, mas RE4 foi lançado muitos antes para Gamecube e, aí sim, depois ele foi portado para o Playstation 2.....
    Cold Fear (exclusivo para PS2) na época de lançamento foi até citado como "caça-níquel" pela mídia especializada, pois ele foi lançado uns meses antes de RE4 para Playstation 2 e usava a mesma fómula que fez com que o jogo fosse elogiado no Gamecube, foi aí que veio a fama de "caça níquel"....

    ResponderExcluir