quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Games etilosos que surpreendem

Obs: As fotos foram retiradas do site IGN
Alguns games vão além de uma boa nota em gráficos, jogabilidade, história e som. Eles possuem uma criatividade que os destacam da maioria e os tornam, digamos, estilosos. Ou seja, é quando um game possui um personagem, uma história,uma mecânica, ou gráficos que lhe deixam peculiar ou exótico, no bom sentido, diferenciando-o dos restantes.
Travis Touchdown, de No More Heroes 2, tentando ganhar
de seu 8º oponente.
Para fundamentar melhor o que digo, cito No More Heroes 1 e 2 para Wii , jogos que apesar de não possuírem os melhores gráficos, têm uma história trash, ou a lá filme B, que os deixam cômicos; além de contarem com um gameplay fluído e bem criativo, que dá uma experiência agradável. Suda 51, game designer do jogo, é famoso pela  
criatividade dos jogos que desenvolve. Conhecido, também, pela criação de Killer 7, para Playstation 2, Suda ficou famoso pelos personagens que cria, já que eles possuem um quadro psicológico diferenciado e bem caótico, como o é o caso de Harman Smith, protagonista  de Killer 7.
Gene, de Godhand, dando uma voadora.
E olha que o game ainda conta com uma
infinidade de golpes.
A Capcom também tem seu mérito entre os títulos de videogames mais estilosos, como é o caso de God Hand, para Ps2. O título que se destaca dos beat in up tradicionais e mostra que o carisma do personagem principal combinado com o clima e contexto do jogo tornam a experiência de gameplay única.
Dessa forma, é fácil perceber que a maioria dos jogos criativos ou inovadores sempre terão personagens carismáticos e envolventes, com algum segredo ou trama pessoal por traz da personalidade que aparentam ter. Travis Touchdown, de No More Heroes, compete no ranking de matadores de Santa Destroy e luta com as personalidades mais estranhas e macabras para conseguir assim ser considerado o nº1 e mais forte . Gene, de God Hand, também sempre encontra durante as fases alguma figura para atrapalhar sua jornada e tentar parar o braço direito do protagonista, que possui uma força descomunal e um poder divino.
Daqui a pouco só sobra um monte de pedaços do inimigo e
um pouco de sangue...
Um game que faz sucesso, não tanto pelo seu personagem e história, e sim pelo seu estilo gráfico e proposta é MadWorld para Wii, que é todo em preto e branco; sendo o vermelho, do sangue dos inimigos, a única cor presente no jogo. No papel de Jack, podemos arrancar corações dos adversários, jogá-los na trilha do trem, enfiar postes em suas cabeças . O que nos lembra um pouco os quadrinhos de Sin e City, até porque a direção do game é mais voltada para esse estilo.

Little Big Planet um game que inovou
no estilo 2d e na criação de fases.

Little Big Planet, para Ps3, não tem os melhores gráficos e possui uma mecânica antiga de jogo (a 2d). Seu personagem não tem a super velocidade do Sonic, nem a quantidade de itens, como cogumelos e roupas especiais, que Mario tem. Mas, então, o que torna Little Big Planet tão especial? É a possibilidade de criar as mais diversas fases, com grande variedade e formas diferentes. O personagem e o universo criado pelo game deixam o jogo nostálgico e cativante.
Pelos jogos citados, dá para perceber que quando falo em um jogo estiloso, refiro-me a um jogo que possua um diferencial, que surpreenda, e mostre algo ou possibilidades diferentes. Mesmo que algum game tenha notas máximas em quase todos os critérios e siga a risca alguma fórmula de sucesso, por exemplo o openworld (mundo aberto), sem se diferenciar ou inovar, ele não será algo estiloso. Assim, um game que tenha qualidades satisfatórias, mas não possua algo que o diferencie de seu gênero pode se tornar um jogo bom ou ótimo, tanto faz. No entanto, dificilmente se tornará um jogo estiloso.
Agora deixo a palavra com vocês, quem discordar ou concordar com o que eu falo, ou ache que exista outros games que se encaixem na categoria de estilosos ou criativos, por favor opine.

3 comentários:

  1. Littlebigplanet tem excelentes graficos... retifique-se imediatamente =p

    ResponderExcluir
  2. Apesar de ter o PS3 por mais de um ano fica difícil dar uma nota para os gráficos. Uso ele em uma LCD com cabo componente, sendo assim, fica quase impossível ver o quer o console realmente oferece. Por outro lado já tive a oportunidade de ver Street Fighter IV em um LED.

    Se puder visitar meu blog eu agradeço, abraços.

    ResponderExcluir
  3. Ou tsaw, realmente os gráficos do little big planet são bons, mas acho q tlvz tenham melhores no console. Até porque o foco LBP não são os gráficos e sim a criatividade.

    ResponderExcluir