domingo, 3 de outubro de 2010

Games baseados em filmes: as piadas e as exceções

Como todos gamers já sabem, jogos baseados em filmes são, na maioria das vezes, um fracasso, com qualidade abaixo da média. O principal motivo para tal é porque os produtores têm pouco tempo para finalizar o game, normalmente varia entre 6 ou 7 meses, sendo que um jogo em desenvolvimento para conseguir estar pronto, sem perder a qualidade do produto final, leva em torno de um ou dois anos.

Assim, para uma produtora conseguir lançar o jogo junto com o respectivo filme é preciso correr na produção, o que acaba prejudicando o resultado final, pois pouco tempo de produção significa pouca atenção ou capricho. Problemas, então, de um jogo feito "as coxas" começam a aparecer.
Polimentos mal acabados, criando diversos bugs (problemas nos quais o personagem não consegue se mexer em alguns locais, atravessando paredes e outros) ou problemas de colisão são comuns em jogos baseados em games, e representam esse desleixo, ou falta de tempo, na produção. Defeitos assim, quando isolados, podem não representar muito, mas no momento que começam aparecer em grande quantidade prejudicam, muito, o produto final, podendo deixá-lo péssimo.
The Legend of Jack Sparrow, jogo
inspirado no universo dos filmes,
que não se sai bem.
Alguns games conhecidos pela baixa qualidade são Pirates of the Caribbean – The Legend of Jack Sparrow e The Last Airbender, entre muitos outros. O primeiro para PS2 e PC é baseado nas aventuras de Jack Sparrow, não é em si um jogo que acompanha a história dos filmes, mas se inspira no universo criado por eles. Ele é focado nas lembranças de Jack, que conta sua história para Will Burner, os dois estão prestes a serem enforcados. De relance, só lendo a sinopse do jogo, pode parecer interessante, mas as missões aleatórias, e a falta de ligação entre elas não formam um enredo único. Além disso, os gráficos e controles são lastimáveis; salvando-se apenas o som e efeitos sonoros.
Já sobre o segundo, The Last Airbender, não chega nem perto de ser bom, tendo nota 53, para a versão de Wii, no site Gamecritics.
Spiderman 3 éum jogo de mediano para ruim, que possui
diversas falhas, como a repetição e a falta de originalidade.

A série Spiderman baseada nos últimos 3 filmes do Aranha demonstrou que tentar copiar uma fórmula conhecida como a openwolrd, que fez sucesso com o GTA, pode ser interessante, mas insistir em não inovar, como aconteceu com as continuações do filme( Spideman 2 e 3, principalmente no último) faz com que a qualidade decaia muito.
Outro game baseado em filme de super-herói que não deu certo foi o de Hulk, que tentou também utilizar o esquema, já gasto, do openworld e fracassou.
Mas, isto não quer dizer que não exista jogos que mereçam destaque e consigam superar as dificuldades da falta de tempo. Alguns recentes são: X-men Origins -Wolwerine, Prince of Persia The Forgotten Sands e Toy Story: The Video Game. Mesmo não sendo obras primas são bons títulos, tendo pequenos defeitos que não atrapalham muito a experiência.
Prince of Persia: the forgotten sands

Toy Story 3


 

  

Chronicles of Ridick
Mas, o que faz, na maioria das vezes, um jogo ser bom, e até excelente, é quando ele é baseado em algum filme ou no ambiente criado por ele, mas depois de anos de seu lançamento. Pois, assim não há problemas com a falta de tempo e é possível trabalhar com mais cuidados nos pormenores do jogo. The Godfather, Chronicles of Ridick, 007 Goldenye, The Warriors, Matrix Path of Neo e Scarface são títulos que resgatam a essência dos filmes (principalmente os primeiros), mesmo não se baseando fielmente nas histórias da trama original. Star Wars: The Force Unleashead, é um game que conta um episódio paralelo ao da história principal, e por este motivo consegue criar um enredo paralelo que cativa e surpreende os jogadores, além de utilizar com excelência os poderes da “força”, um bom modo de atrair os fãs.

Outro fator curioso, é que na época do Super Nintendo, acontecia extamente o contrário dos tempos atuais, já que a maioria dos jogos baseados em filme eram de alta qualidade e faziam grande sucesso, como é o caso do jogo do Aladin. Talvez isto acontecia porque, na época, a Nintendo utilizava o selo de qualidade, que fazia com que as empresas que lançassem games fossem mais cuidadosas na hora de produzi-los.

Dessa forma, espero que algum dia voltemos a leva de ótimos jogos baseados em filmes, como a do SNES. Entretanto, ainda temos raras exceções de games baseados em filmes, que agradam, principalmente, aqueles que possuem um tempo de produção grande.
Abaixo um link do site gametrailers sobre os melhores games baseados em filmes:

As séries clássicas
Diversas séries de filmes já se consagraram no universo gamer e já tiveram diversos games baseados em filmes, além de outros que, apenas, inspiraram-se no universo mágico dos filmes. As séries mais famosas do mundo "game/filme" são:
Jedi Outcast
Star Wars: Com um game em produção, o Star Wars: Force Unleashed 2, a franquia possui diversos jogos, lançados para milhares de plataformas. Alguns dos mais conhecidos são: Star Wars Rebel Assault II: The Hidden Empire, Jedi Knight II: Jedi Outcast, Jedi Knight: Academy, a série Battle Front, Rogue Squadron II, entre outros.
Rebel Assault


Jedi Academy




007: Vários gêneros, como em 1ª e 3ª pessoas, já foram temas dos diversos jogos da série, além de um jogo baseado, somente, nas missões automobilísticas do agente secreto, o 007 racing. Há um remake para ser lançado, o 007 Goldenye, para Nintendo Wii, que está criando uma enorme expectativa entre os fãs da série. Um dos meus jogos preferidos é o 007 everything or nothing.

007 Goldenye, grande sucesso do Nintendo 64

Lord of Rings: Baseados nas aventuras escritas pelo JRR Tolkien os filmes da franquia fizeram grande sucesso entre os geek, sendo os seus jogos uma referência também, como o Lord of the Rings: Return of the King. No entanto, um jogo lançado atualmente, que não é dos melhores é o Aragons Quests.








Nenhum comentário:

Postar um comentário