terça-feira, 12 de outubro de 2010

Brasileiros são tratados de maneira estereotipada nos games

   O Brasil só é reconhecido nos videogames, quando o assunto tratado é sobre futebol. Nesses games o tratamento ao país é diferente, com os personagens ganhando, na maioria das vezes, um destaque maior e grandes habilidades. No restante dos jogos, quando nos deparamos com um personagem brasileiro a reação é de surpresa e logo falamos: Nossa, ele é brasileiro!!! Além disso, grande parte dos brasileiros nos games são monstros ou capoeiristas. O que pode mostrar uma falta de criatividade dos produtores (que geralmente são de países estrangeiros, como EUA e Japão), além de possuírem um conhecimento raso e superficial sobre o país.
   Dois, dos mais conhecidos personagens brasileiros, são Edy Gordo e Blanka, que são, respectivamente, um capoeirista e um monstro da Amazônia. O primeiro, que tem maior destaque na série Tekken, surgiu no Tekken 3, para PS1, e virou um dos personagens mais populares, o que gerou a criação de uma segunda personagem baseada no brasileiro, a linda Christie Monteiro. Ela é praticamente uma réplica de Edy, só que na versão feminina, ou seja, possui golpes parecidos e mesmo estilo. Christie apenas reflete o sucesso do personagem brasileiro. Com uma história trágica, Edy procura vingar a morte de seu pai, que foi morto por traficantes, além de acabar atrás das grades e sendo culpado pela morte de seu pai.

Com uma história trágica, Edy procura vingar a morte de seu pai, que foi morto
por traficantes, além de acabar atrás das grades e sendo culpado pela morte de seu pai.

Edy Gordo e Christie Monteiro, famosos na série Tekken.



   Já Blanka, é um dos personagens mais famosos da série Street Fighter. Ele nasceu no Street Fighter II para Snes e fez muito sucesso, com sua aparência animalesca, mesmo assim carismática, e a capacidade de dar choque. A história de Blanka é bem confusa, não se sabe ao certo muita coisa. No entanto, seu nome é Carlos. Quando pequeno o avião em que estava foi atingido por um raio e ele caiu na floresta Amazônica. O contato com a fauna e flora da região produziu em Carlos efeitos colaterais que o transformaram neste monstro esverdeado e de cabelos alaranjados.



Blanka da série Street Fighter, é o mais fodástico
personagem brasileiro.

    Enredos, no mínimo, estranhos rondam os personagens brasileiros, mas, que de qualquer forma, conseguem sucesso ao redor do mundo. No entanto, apesar da polêmica que houve em relação a sua origem, Carlos Oliveira é um personagem brasileiro que foge da regra habitual de ser capoeirista ou monstro. Ele participou de Resident Evil 3 e possui uma personalidade forte, e certa complexidade, é um mercenário que foi enviado a Racon City para tentar controlar as hordas de zumbis do local.


Carlos Monteiro da série Resident Evil

   Contudo, o que pode ser considerado realmente peculiar, para não repetir estranho, é quando um personagem que é brasileiro, pela fama que se criou em torno, tem a nacionalidade e nome quase mudados para os americanos. Isto aconteceu com Marcos Rodrigues, que quase virou Buty,  ou algo assim.


Marcos Rodriguez da série Fatal Fury, é
um grande ícone no universo gamer.

   Entre outros milhares de personagens brasileiros, nós só os vemos em jogos de luta ou de futebol, com algumas exceções, como Carlos Oliveira. Apesar, de serem personagens secundários, na maior parte das vezes, alguns recebem destaques maiores (como os citados acima). Além disso, os brasileiros normalmente são representados por negros e dificilmente encontramos um loiro, já que nossa pátria é cheia de raças e cores, e não existem somente negros. Mas, mesmo assim é possível encontrar brasileiros com traços japoneses, como Pepe Salgueiro.
  
Vídeo muito bom sobre os top 10 brasileiros nos games:


Alguns dos diversos brasileiros nos games:

Blog interessante que fala sobre os brasileiros nos games:

http://adriado.blogspot.com/2010_05_14_archive.html (tem mais detalhes sobre cada personagem)

Richard Meyer, personagem de Fatal Fury
e dono do bar Pao Pao Cafe.



Bob Wilson de Fatal Fury, aluno de
Richard Meyer e muito semelhante a este.


Pepe Salgueiro de Rage of Dragons.

Pupa Salgueiro, irmã de Pepe Salgueiro.


Rikou de Darkskalters da Capcom, produtora que,
provavelmente, acha que brasileiro é só monstro.
Vive no fundo da bacia Amazônica, um lugar que para
os estrangeiros a anormalidade e monstros são comuns.





Sean, outro personagem de Street Fighter; possui
tamém descendência japonesa e tenta superar Ryu
(um dos personagens principais da série).
As dúvidas e incertezas:

Oro de Street Fighter vive em uma caverna
(quanta originalidade da empresa Capcom
), mas não se sabe se ele é brasileiro. Há teses de que
seja japonês. É um personagem extremamente feio
 e esquisito mas, que ainda assim, é um ótimo lutador.


Leona Heidern, da série King of Fighters,
quando pequena ela foi encontrada desmaiada
ao lado de seus pais na Amazônia, mas não se sabe
se ela é brasileira.
Vanessa, de Virtua Fighter, é uma grande lutadora de
vale tudo, e mesmo alguns afirmando que ela é brasileira,
sua nacionalidade é desconhecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário