Os nomes de alguns videogames já indicavam “game boy”, traduzindo jogo de menino. Há tempos atrás era difícil ver uma menina comentando de videogame, ainda mais argumentando e discutindo. Se assim houvesse uma menina com essas características, essa seria tachada de estranha. Mas com o passar dos anos isso mudou, agora o grupo feminino está se interessando cada vez mais pelo universo gamer.
Elas já representam 70% do público dos jogos casuais, ou seja, games que na maioria das vezes não tem uma história definida; não possuem uma ordem cronológica dos acontecimentos; são voltados para jogatinas em grupo e procuram uma forma de diversão rápida e simples. Alguns jogos desse tipo são: Wii Sports, Wii Fit, Mario Kart, Wario Ware: Smooth Moves e a série Guitar Hero.
O Nintendo Wii, videogame que tem como foco a interação de movimentos e grande coletânea de jogos casuais apresenta a preferência das mulheres com 80% a gostarem mais do console. Segundo o presidente da Nintendo da América, Regis Fill-Aime, 11,7 milhões de mulheres utilizam o console nos EUA, o que deixaria o Wii com cerca de nove milhões de jogadoras.
Ester Castro |
Ester Castro de 38 anos joga videogame desde que se casou, há cerca de 14 anos e conta que se interessou por esse universo por conta de seu marido que é aficionado por games. Ela se considera uma mistura de jogadora hardcore (pessoa que prefere jogos com uma dificuldade mais intensa) e casual, gostando de jogos como God of War, Endeless Ocean e Ninja Gaiden. Ela acha que muitas mulheres nutrem uma visão errada ao associar videogames apenas ao público infantil, sendo que algumas estimulam esse preconceito. Ela relata que o videogame é também um “brinquedo” de gente grande e quem está nesse universo percebe logo isto.
Jade Raymond, produtora de jogos eletrônicos |
A influência feminina na criação de produtos relacionados a games só vem aumentando. É o caso da canadense Jade Raymond, que além de ser bela, é produtora do jogo Assassin's Creed, que possui classificação etária de 17anos ou mais. A jovem já trabalhou na Sony e na EA (Eletronic Arts), empresas de muita relevância no mundo da tecnologia.
Da direita para esquerda: Eather, personagem de Silent Hill 3; Lara Croft, personagem da série Tomb Raider e Samus Aran, personagem da série Metroid Prime. |
Outra forma de percebemos que as mulheres veem tendo maior destaque é que elas agora são personagens principais em jogos, deixando de serem coadjuvantes ou tendo papéis secundários nos games. Algumas das mais famosas são Eather, Lara Croft e Samus Aran.
Sobre como os games tratam a figura feminina, com o abuso de corpos perfeitos e de roupas sensuais, como decotes e mini-saias, Ester diz: “O fato é que os desenvolvedores de games enfatizam quase que religiosamente a beleza e a sensualidade feminina. São muito comuns belas heroínas com corpos voluptuosos e sensuais. O avanço da computação gráfica permite criar mulheres perfeitas com uma beleza quase que utópica. Eu vejo isso como arte. Mas isso não seria o fomento de uma realidade distorcida da figura feminina? Pode ser. Tal qual vemos na Playboy, por exemplo.”
Alguns dos aspectos positivos dos videogames, caso este seja jogado com moderação e os temas dos jogos sejam adequados às idades dos jogadores, são: o estímulo a coordenação motora, ao raciocínio e ajuda a compreensão de outras línguas, como o inglês que é o mais usado nos games. Em relação a isto Ester relata: “Um bom game é o cigarro que eu não fumo, é o álcool que eu não bebo ou a cocaína que eu não cheiro. É a válvula de escape que me deixa mais perto dos meus filhos, mais perto do mundo e de quebra, mais longe da senilidade”.
Talvez agora, depois de lida a matéria seja mais fácil entender que as mulheres estão pelo menos sendo reconhecidas no mundo dos games, isto é inegável, pois elas já começam a ocupar papéis importantes nas vendas de consoles. Além de terem a sua figura representada com irelevância nos jogos virtuais, mesmo que seja de uma maneira distorcida da realidade e com algum apelo sexual.
Tá de parabéns essa Ester Castro, mulher muito bonita, inteligente e conhecedora de videogames, deu uma qualidade a mais ao seu artigo!
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