terça-feira, 28 de setembro de 2010

Games refletem cultura e comportamento de pessoas de diversos países

Obs: todas as imagens foram retiradas do site IGN

Cada país possui uma cultura e história que refletem o perfil e o gosto de sua população, no mundo dos games isso não é diferente. Nos EUA são vendidos mais jogos de guerra, no Brasil os games de futebol são sucesso e, assim, no Japão Rpgs e Jpgs são mais famosos, como também jogos produzidos por empresas nipônicas.

Splinter Cell, game famoso pelo seu estilo de espionagem
e por mesclar também uma trama chei de conflitos e dramas,
além de evocar o espírito de patriotismo

Isto tudo reflete o comportamento da população de cada país. Nos Estados Unidos os games de guerra são famosos principalmente pelo sucesso que os filmes de guerra fizeram e fazem por lá. O nacionalismo e patriotismo americano são comuns à maioria dos jogos, não só aos de guerra. A série Splinter Cell, possui um forte apelo à proteção da nação; From Russia with Love, jogo baseado em filme antigo do James Bond tem os nazistas como inimigos; Metal Gear Solid põe o protagonista a enfrentar terroristas e combater ameaças de destruição. Todos esses jogos possuem semelhanças com os enredos de jogos de guerra e têm uma linha de raciocínio semelhante, que é: combater o inimigo que possui armas letais e que pode desequilibrar e por em risco o bem estar da humanidade.
Um dos jogos mais famosos e conhecidos pelos brasileiros.
Sempre está presente em campeonatos e partidas entre amigos.
Já no Brasil, como todos sabemos, os jogos de futebol são o principal destaque entre os consumidores, isso se dá provavelmente pela nossa cultura que é fanática pelo esporte. Não é raro também presenciarmos vários campeonatos virtuais de futebol, que possuem diversos prêmios e regras. Pro Evolutions Soccer é o game predileto dos brasileiros, e a edição de 2009 foi a mais vendida no ano passado, sendo que a de 2010 ficou em segundo lugar. Fifa concorrente direto de PES, é conhecido aqui mas o favorito continua sendo o jogo da Konami.
Final Fantasy é uma série mundialmente conhecida e precursora
do gênero RPG. Muitos games se basearam na fórmula
de sucesso da série.
Conhecidos por produzirem RPGs famosos como Final Fantasy e Dragon Quest, os japoneses são a principal referência no ramo. O público nipônico dá grande valor a jogos desse gênero, que são os mais vendidos. FF XII (Final Fnatasy XII) vendeu, em torno, 1 milhão de cópias no Japão, só no primeiro dia.
O público japonês, normalmente, possui uma preferência por games de produtoras nacionais. Jogos eletrônicos que tenham grande parte da produção feita por uma equipe americana, normalmente, não possuem boas vendas na região.
Os temas dos jogos de sucesso na terra do sol nascente são normalmente bem fantasiosos e possuem uma mistura com as crenças da região, como magias e animais exóticos a rondar o contexto.
Assim percebemos que boas vendas em uma região demonstram mais que o sucesso do jogo, elas refletem o comportamento e a preferência de cada região. Dessa forma, existem games que são desenvolvidos para determinado público e levam em conta o perfil do jogador que o comprará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário