terça-feira, 7 de dezembro de 2010

As tentações do Natal: Games que valem o dinheiro do final de ano

Todo final de ano é sempre a mesma coisa, diversos games sendo lançados para aproveitar o Natal – época em que a venda da maioria dos eletrônicos aumenta – e como se não bastasse isso, temos que saber lidar com o dinheiro para fazer uma boa compra. Para isso, é bom estar atento ao que está por vir, para não se arrepender depois.
O Nintendo Wii recebeu grandes lançamentos nesse mês de Novembro, talvez até uns dos melhores do ano. Como se não bastasse ter sido lançado Mario Galaxy 2 (Julho) e Metroid Prime Other M (Outubro), a Nintendo lançou no dia 21 dde Novembro  Donkey Kong Country Returns. Como o nome já diz, é a volta de uma das franquias mais consagradas no mundo dos games. Finalmente o gorila da Big N voltou em um jogo da série principal e parou de fazer parte de spin offs, como Jungle Beats, e só aparecer em jogos como Mario Kart ou Super Smash. Apesar de todo clima se assemelhar com os games antigos, os do Super Nintendo e do Nintendo 64, algo que faltou em DKCR e até decepcionou os antigos fãs da série foi a retirada dos Kremilings (os jacarés e crocodilos piratas), isso mesmo eles foram afastados dessa nova versão.

Se não bastasse essa nostalgia, outro jogo que veio alegrar a gameoteca do Wii foi o novo 007 GodenEye - releitura do game de 1997 para Nintendo 64 - que foi lançado no começo do mês de Novembro. A promessa principal desse remake foi a de proporcionar um modo single player tão bom quanto o do original, com todo aquele clima característico a lá James Bond e principalmente fornecer o melhor multiplayer do Wii, seja offline e online.
Mas será que ele conseguiu? Em partes, pois se tratando da campanha principal o jogo foi até que bem adaptado, utilizando-se bem do enredo original e adicionando novos elementos, como o modo furtivo e as lutas corpo a corpo. Os direitos autorais não permitiram que Pierce Brosnan (antigo 007 e estrela do game para N64) aparecesse neste novo game. Mas mesmo assim, com Daniel Craig no papel de Bond a história flui bem e até ganha um ar mais realista e brutal. Já o modo multiplayer local funciona bem e de modo divertido. Já o online sofre bastante com os ataques de hackers que deixam a experiência online sofrível, sendo tolerável apenas em salas fechadas (uso dos friends codes).


Já os consoles HD têm agora a novidade dos acessórios específicos, o Move (Ps3) e o Kinect (Xbox 360), para uma jogatina mais imersiva e casual. Mas isso não vem ao caso, até porque o assunto já foi discutido nesse outro post. O que interessa mesmo aqui é falar de dois grandes títulos que foram lançados recentemente para o PS3 e o Xbox 360: Assassins Creed Brotherhood e Call of Duty Black Ops.
O primeiro é simplesmente o melhor jogo da série. Com história interessantíssima, uma melhor mecânica e um multiplayer único ele se torna um dos melhores jogos de ação do ano. Para quem é novo na série, é recomendável que se jogue os games anteriores para poder se famializar com o enredo e ter uma experiência mais profunda.


Já Black Ops não perde nada para os seus antecessores fazendo a série COD se firmar como uma das melhores em jogos de guerra e de FPS, indo além com seu já consolidado sistema online. Assim parece que Medal of Honor ainda vai ter que ralar muito para conseguir chegar próximo da qualidade dos CODs.













Já em questão de jogos de corrida o ano está ótimo, com Gran Turismo 5 (PS3) e Need for Speed Hot Pursuit (PS3, Xbox 360 e Wii) sendo lançados para a loucura dos apaixonados por carros.
Gran Turismo 5, um dos mais esperados games do PS3, é ótimo e consegue ser um dos melhores, se não o melhor simulador para o console da Sony. No entanto, possui falhas que apagam um pouco o seu brilho. O sistema de danos funciona de maneira sofrível e possui erros, já os gráficos possuem problemas simples, que não deveriam ocorrer, como sombras serrilhadas ou expectadores de arquibancadas e de beira de estrada, que parecem feitos de papelão.


Já Hot Pursuit dá um respiro de alívio na série Need for Speed, já que depois de anos tentando resgatar a franquia a Criterion Games, responsável pelo desenvolvimento do game, conseguiu finalmente acertar e fez um jogo que resgata a fórmula de sucesso dos NFS e traz corridas muito mais empolgantes. Gráficos, efeitos sonoros, interação online (só nos consoles HD, no Wii não foi acrescentado modo online ou opções onlines) e inteligência artificial são fatores que não decepcionam e até impressionam, fazendo de Hot Pursuit uma ótima pedida para o Natal.