domingo, 11 de março de 2012

Travis Touchdown: herói ou anti-herói?

Esse texto foi publicado e escrito por mim para a revista online Arkadena pg 12 e 13 

Travis Touchdown é mais um dos vários personagens polêmicos criados pelo diretor Goichi Suda, mais conhecido como Suda 51. Otaku, nerd e sem grana são apenas alguns dos adjetivos que caracterizam o jovem protagonista da série No More Heroes. Seu cabelo espetado, sua jaqueta de couro vermelha e as várias camisetas que veste fazem de Travis um cara estiloso e irreverente, daquele tipo que dificilmente passa despercebido.

Sempre com sua espada laser (arrecadada em um leilão online) à mão, a missão de Travis é ser o primeiro lugar do ranking de matadores dos Estados Unidos. Nesta empreitada para se tornar o melhor dos mercenários, ele encara todos os tipos de figuras, sejam homens fortões ou mulheres exóticas, ele deve duelar com todos e derrubá-los se quiser mostrar que é o melhor.

Travis é um sujeito complexo e misterioso, possui um passado obscuro, mata por diversão e, principalmente, tem uma personalidade marcante. Em um ambiente repleto de referências à cultura pop mundial (tema onipresente no trabalho de Suda 51), o estilo nerd/descolado de Travis e sua paixão por animés e pela cultura oriental (especialmente pela série animada Pure White Lover Bizzarre Jelly) fazem dele um personagem com quem muitos gamers vão se identificar facilmente.

Sempre sem grana, Travis entra para o ramo dos assassinatos agenciado por Sylvia Christel, uma mulher misteriosa que lhe introduz à UAA (United Assassins Association, “Associção de Assasinos Unidos”). Apesar disso, a verdadeira companheira de Travis é Jeanne, sua gata de estimação que vive com ele em um quarto de motel entulhado de revistas em quadrinhos, fitas de vídeo e bonecos de animés e de lutadores famosos de luta livre.
Embora tenha diversas características de um vilão (afinal, ele é um desocupado que mata por dinheiro) é difícil não simpatizar com Travis, pois seu estilo único e sua personalidade forte fazem dele um dos anti-heróis mais interessantes e cativantes do mundo dos games.

Saiba mais sobre os jogos da série No More Heroes

O primeiro jogo lançado foi para Wii e fez um grande sucesso por se utilizar dos sensores de movimento dos controles e se destacar entre os games da época, já que foi um dos primeiros jogos a ser lançado para a plataforma da Nintendo. Posteriormente, com o sucesso de No More Heroes foi lançado a sua segunda versão a Desperate Struggle. Mas a fama de Travis não ficou por aí e alcançou os videogames HD e assim uma versão denominda No More Heroes Paradise chegou até o PS3 e o Xbox 360.

Veja a comparação entre o No More Heroes para Wii com o do Xbox 360: