sábado, 13 de novembro de 2010

As tendências dos consoles da atual geração e os lançamentos para o final do ano

O final do ano está chegando e como sempre a quantidade de promessas e bons jogos só aumentam. O Xbox 360 e o Ps3 estão agora apostando no que fez o Wii ser o campeão de vendas dessa geração, ou seja, em jogos e acessórios “casuais” e sem compromisso que podem ser jogados por qualquer um e incentivam partidas em grupo.
O Kinect é uma promessa para o final do ano e tenta com o Natal (e por coincidência, ou não, nome antigo do acessório) conseguir uma venda maior do produto. Sua grande novidade é poder jogar games sem controles, assim uma câmera capta todos os movimentos feitos pelo jogador e os reproduzem na televisão. O equipamento chega ao Brasil no dia 18 de Novembro, acompanhado dos games Kinect Sports, Kinectimals e Kinect Joy Ride. No entanto, há dúvidas em relação a sua capacidade, porque muitos sites criticaram seu potencial em reproduzir em tempo real o que se faz em frente à câmera.
imagem
Kinect, a famosa câmera da Microsoft e que recebeu um massivo marketing em cima,
para assim conseguir competir com o campeão de vendas Wii.

Na GamesCom, uma falha ocorreu no game Bowling em que a jogadora fazia os movimentos, mas o Kinect não os reconhecia, frustrada ela teve de desligar o console (vídeo do defeito do Kinect). A dúvida que paira é se o aparelho apresentará defeitos de produção como ocorreu com a primeira leva do Xbox 360, em que o console tinha um defeito sério que invalidava o vídeo game, as famosas 3rls (três luzes vermelhas). Então antes de comprar o aparelho, que custa U$150,00 nos EUA e no Brasil R$600,00, na euforia é recomendável esperar pelo menos a crítica avaliar o Kinect após seu lançamento e esperar mais um tempo para comprá-lo.
 Já a Sony lançou o Move, controle de movimentos, no final de Setembro. O acessório surpreendeu a própria produtora, que nem esperava grandes vendas. Mas, o controle acabou rapidamente em 2 semanas em algumas lojas. De acordo com a mídia especializada ele proporciona uma diversão que prioriza o lado casual, com games voltados mais para se jogar em grupo e também os players mais hardcores. A resposta do controle é precisa, e dificilmente haverá problemas na percepção de algum movimento. Caso, ocorra provavelmente será por problemas de produção do game em si e não do Move. Além disso, a possibilidade do jogador poder aparecer na TV em alguns jogos (graças à câmera do próprio PS3, a Playstation Eye) em conjunto com os movimentos agradou muitas pessoas.
foto retirada do site Game Generation. O aparelho que parece com um controle remoto
e tem uma bola brilhante no topo é Move.

Já o Nitendo Wii parece estar focando em jogos que chamem atenção do público hardcore, pois os últimos games lançados como 007 GoldenEye e Metroid Other M e sues próximos lançamentos que são Donk Kong, Call of Duty entre outros parecem priorizar uma maior variedade de jogos de vérios estilos.
007 GoldenEye, remake do famoso 007 do Nintendo 64.
Dessa forma, o comportamento das produtoras dos video games da atual geração e a tendência dos consoles anda se diversificando e mudando. O que pode ser mais propostas e variedades para os jogadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário